Ouvir matéria
XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ocorreu dia 27/08 no Auditório da Biblioteca Municipal a XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SANTA FÉ. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito Municipal Fernando Brambilla, o Secretário de Assistência Social Antonio Marcos Molonha, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Fé (CMAS) Gessica Pesente do Prado, a Secretária de Saúde Alessandra Zacarias, a Secretária de Fazenda Oneia Cardoso de Morais, a Secretária de Administração Evaneide Colombo, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rogério Saturnino, a Secretária de Educação e Cultura Maria Conceição Scandelai, os vereradores Reginaldo Thenan e Carlos Enéias e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rosa Maria de Souza.
O evento contou com a palestra sobre o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, proferida pelo Assistente Social Danilo Stocco, graduado em Serviço Social, especialista em Gestão Pública e Mestre em Ciências Sociais. Nesse âmbito o palestrante elencou diversos pontos sobre a estrutura e serviços da Secretaria de Assistência Social no município.
Foram abordados diversos assuntos no evento, divididos em 5 eixos temáticos, sendo eles: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Após o debate entre os grupos, em torno dos eixos mencionados, foram indicadas sugestões de melhorias para o serviço de assistência social. Ao final, foram designados delegados para representar o município na Conferência Estadual. Ocasiões como essa são extremamente importantes ao contribuir com a estruturação e melhoria dos serviços assistenciais do município.
Fonte: XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Matrículas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
INSCRIÇÕES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS -(SCFV)