IDR-Paraná, com apoio da Prefeitura, realiza proteção de nascentes utilizando a tecnologia solo-cimento.

Sexta-feira, 23 de julho de 2021

Última Modificação: 23/07/2021 10:04:11 | Visualizada 73 vezes


Ouvir matéria

IDR-Paraná, com apoio da Prefeitura, realiza proteção de nascentes utilizando a tecnologia solo-cimento.

 

               

Buscando a melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água de melhor qualidade, desde maio de 2019, quando foi desenvolvido o sistema GEO IDR-Paraná <http://www.geoemater.pr.gov.br/geoemater/pages/templates/initial.jsf;jsessionid=aeNMUoO7d1KLYFTRKOmi4-uXTHHi-uJ8cjEjwpUM.scelepar75028?windowId=527>, a região de Maringá apresentou resultados significativos da execução desse trabalho técnico, em parceria com as prefeituras, SANEPAR, instituições de ensino (Colégios, Universidades, Faculdades), clubes de serviço e das famílias rurais, através do Projeto Água Limpa.

Foi realizada a proteção da nascente da Água do Urutau, localizada na propriedade do agricultor familiar Edson Yoshinori Tanno, utilizando a tecnologia solo-cimento. Esse trabalho é parte do Projeto Técnico Florestal de Substituição de Eucalipto por Espécies Florestais Nativas, que recebeu autorização ambiental no 54.238, expedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) em 07 de março de 2021. O trabalho contou com a parceria da Prefeitura de Santa Fé, através da Secretaria Municipal de Obras e da doação dos rachões por parte do agricultor Valmir Moris.

Primeiramente, foi realizada uma limpeza geral da nascente, visando retirar possíveis impurezas. Logo em seguida, foi depositado em toda área da nascente pedras irregulares (Pedra Ferro, sem fundo amarelo), visando realizar o processo de filtração física da água. Na sequência, fez-se a colocação dos canos ladrões, de abastecimento das caixas d’água. Por fim, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento (3 partes de solo para 1 parte de cimento).

                Os trabalhos de proteção via Projeto Água Limpa são liderados pelo extensionista Dr. Ricardo Augusto da Silva, de forma compartilhada com os demais extensionistas das unidades municipais e prefeituras que aderem a esse trabalho na região.

.

 

Fonte das informações:

 

Extensionista Dr. Ricardo Augusto da Silva

Assessoria Técnica [Área Sustentabilidade] Mesorregiões Norte & Noroeste

IDR-Paraná

Fonte: IDR-Paraná, com apoio da Prefeitura, realiza proteção de nascentes utilizando a tecnologia solo-cimento.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h as 11h30 e das 13h as 17h