JUVENTUDE EMPREENDEDORA

Terça-feira, 11 de maio de 2021

Última Modificação: 11/05/2021 13:28:01 | Visualizada 84 vezes


Ouvir matéria

JUVENTUDE EMPREENDEDORA (formulários em anexo)

Prezados,

O Governo do Estado do Paraná através da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho / Coordenação de Políticas Públicas para Juventude tem trabalhado para contribuir com as respostas aos desafios impostos pela atual pandemia.

Nesse sentido somos partícipes, mais uma vez, do programa “Juventude Empreendedora”, capitaneado pelo Conselho Nacional da Juventude/CONJUVE no Brasil, em um movimento de continuidade dos processos de implementação de políticas públicas nos estados e municípios, reconhecendo a importância do protagonismo juvenil em tempos de crise.

O programa “Juventude Empreendedora”, onde jovens de 17 (dezessete) a 29 (vinte e nove) anos podem se inscrever em uma capacitação gratuita online em empreendedorismo que tem como o objetivo ensinar a abertura e manutenção de negócios com baixo investimento, em meio à crise causada pelo coronavírus.

O Programa Juventude Empreendedora Online, que acontecerá de 24 a 28 de maio de 2021 com aulas ao vivo, é uma idealização do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado pelo Conselho Nacional da Juventude do Brasil e Agência Besouro de Fomento Social, com a correalização dos Conselhos Nacionais de Juventude de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste – países dos quais os jovens poderão se inscrever.

O projeto já havia sido implantado de forma presencial em 2019 e busca apontar novas perspectivas, construir caminhos e transformar os sonhos da juventude em realidade a partir do empreendedorismo. A metodologia utilizada nas aulas é a By Necessity, exclusiva da Agência Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio que gera renda, com baixo custo e organizado em 11 etapas que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas, e guias práticos para te auxiliar a sobreviver à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021. Em 2020 foram alcançados mais de 10.000 jovens de todas as regiões, em mais de 1.000 cidades de todo o Brasil. O programa poderá ser acessado de maneira gratuita por jovens de todos os Estados do país e do Distrito Federal.

No Estado do Paraná, por meio de um termo de cooperação simples assinado pelo gestor de políticas para a Juventude, o Município poderá ser parceiro formal.

Para tanto, faz-se necessário a amplo processo de mobilização dos municípios para que ocorra o envio digital do termo de pactuação assinado pelo gestor de políticas para a juventude municipal para o email da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude/SEJUF. Em seguida o gestor poderá mobilizar os jovens do seu território para realizar a inscrição individual no site www.juventudeempreendedora.com . Queremos mobilizar o maior número de jovens possível para participar e concluir o curso.

Contamos com a sua participação e divulgação da videoconferência e transmissão ao vivo do lançamento do Programa Juventude Empreendedora no Estado do Paraná.

O lançamento será realizado no dia 14/05/2021 às 15h00 (sexta-feira) por videoconferência pela plataforma de reuniões online – Google Meet, em link à ser disponibilizado na véspera.

O lançamento do Programa Juventude Empreendedora no Estado do Paraná, para os jovens inscritos previamente, terão aulas ao vivo exibidas de 24 a 28 de maio de 2021, com as informações disponíveis no site www.juventudeempreendedora.com

Os resultados do programa serão usados para influenciar políticas e projetos para juventudes, além de engajar jovens em debates relacionados à crise causada pelo Covid-19. Vale destacar também que ao final do curso, estará à disposição dos alunos o referido certificado.

Contamos com a sua colaboração para participar deste projeto, contribuindo com a sua ampla divulgação e mobilização.

Para que o município possa ter acesso a mais informações sobre o programa, encaminhamos junto deste e-mail:

1. Termo de pactuação a ser assinado pelo gestor municipal de políticas para juventude;

2. Ofício circular no 003/2021-CPJ/SEJUF;

3. Link para o programa: www.juventudeempreendedora.com

4. Ebook – Cases de Sucesso da Juventude Empreendedora.

5. Apostila – Curso Prático de Como Tirar um Negócio do Papel;

6. Manual de filtro de localidade;

7. Sugestão de peças e texto para postagens e divulgação em redes sociais;

O gestor municipal também poderá inserir a sua logo no material de apoio disponibilizado, peça para postagens e divulgação em redes sociais.

OS TERMOS DE PACTUAÇÃO DEVEM SER ENVIADOS PARA O E-MAIL: juventudepr@sejuf.pr.gov.br

COM CÓPIA PARA: ermaringa@sejuf.pr.gov.br

Fonte: JUVENTUDE EMPREENDEDORA

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h as 11h30 e das 13h as 17h