ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

DENGUE: ESSA LUTA TAMBÉM É SUA !

Sexta-feira, 28 de junho de 2019

Visualizada 32 vezes


DENGUE: ESSA LUTA TAMBÉM É SUA !

Nos dias atuais grande parte da população coloca toda a esperança no combate à dengue no famoso “fumacê” (termo popular para o veneno Malathion 44% UBV). Todavia segundo a resolução 459/2014 da SESA o mesmo só deve ser utilizado em caso de emergência, na qual a classificação é proferida pela Secretaria Estadual de Saúde  – haja vista também os efeitos colaterais na flora e fauna – como medida complementar, e somente autorizado seu uso pelo Ministério Público e pela SESA. A SESA entende que o melhor método de combater a dengue é a prevenção, mesmo porque o “fumacê” só combate o mosquito adulto, não afetando os criadouros do mesmo. A Secretaria de Obras em parceria com a Secretaria da Saúde realizou uma varredura contra a dengue. O objetivo da ação foi eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da febre amarela, chikungunya e zika vírus. Ainda há muito para trilhar no caminho da conscientização da população para este grande problema, como podemos ver na quantidade de lixo retirada dos terrenos particulares.

Nesse sentido também a Pastoral do Meio Ambiente, em conjunto com o Lions Clube fizeram a coleta de lixo no córrego que passa por trás do cemitério, a caminho do lixão. Segundo as palavras dos integrantes destas duas entidades a situação foi assustadora: “São lixos que os cidadãos de nossa cidade jogam próximo ao riozinho... O pior é que as consequências destes atos do ser ‘humano’ voltam para nós mesmos. Não tinha apenas plásticos, tecidos... havia também TV, celular... desesperador.... e ainda, segundo a integrante Tereza Citelli , Cuidando da nossa casa comum, se cada um fizesse sua parte, teríamos um mundo muito melhor, e o meio ambiente mais equilibrado”.

Assim continuamos por diferentes meios conscientizando e combatendo os criadouros do mosquito, seja com palestras nas escolas, visitas aos terrenos onde possam ter focos, tratamento focal com larvicidas ou biolarvicidas com destruição de focos do vetor e também com treinamento dos servidores para essa situação de risco. Como vemos nas fotos nosso Serviço de Vigilância Ambiental está em contínuo trabalho, fazendo aplicação de inseticida em 15 pontos da cidade de Santa Fé e 2 ferros-velhos na rodovia. Durante a semana de 24 a 28 de Junho foi realizado o primeiro ciclo de UBV na cidade com o veículo com bomba fumacê. Na semana de 01 a 05 de Julho será realizado o segundo ciclo. A prefeitura alerta para que deixem suas portas e janelas abertas para que o inseticida possa penetrar na residência, e não ficar expostos ao mesmo, cobrindo gaiolas, viveiros e alimentos expostos, além de proteger pequenos animais. A prefeitura também orienta a manter seus terrenos limpos.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h as 11h30 e das 13h as 17h