GALERIA DE EVENTOS HISTÓRICOS

Construção da nova Igreja Matriz

Encontramos no Livro Tombo indicação de uma expressiva participação da comunidade em sua construção, pois já em 1958, com o início do planejamento desse empreendimento, houve uma soma considerável de doações. Também foi elaborada uma “Campanha do Café” para congregar os agricultores. Em 31 de maio de 1959 ocorre a institucionalização de uma comissão para realizar a “Campanha do Café” com maior eficácia. A respeito do início das obras, ocorrido em 9 de dezembro de 1959, o mesmo livro relata que “70 homens católicos responderam ao convite do Pe. Vigário e compareceram à praça da matriz. Numa animação e entusiasmo admiráveis, em poucas horas abriram o valo do alicerce ciclópico sobre o qual será edificada a nova matriz”.

Doze anos após sua inauguração, às 5 horas da manhã do dia 10 de outubro de 1972, um ciclone pôs abaixo essa igreja, restando somente a torre com três sinos – a qual subsiste até os dias atuais. O evento provocou comoção geral na população, levando a rememorações de tristeza mesmo nos dias de hoje. Também não passou despercebido ao referido periódico, que retomou uma metáfora utilizada pela Igreja Católica desde os seus primórdios para designar o período posterior à queda da matriz como “Igreja de pessoas”. Tal ação foi corroborada pelo fato de que o padre, em 26 de dezembro de 1976, resolveu utilizar a igreja para a celebração da missa mesmo sem o levantamento das paredes. A nova matriz foi inaugurada em 25 de julho de 1977.

Fontes:

Entrevista oral concedida a Joubert Paulo Teixeira em 05/03/2007. Duração: 1h37min. Até 1964 não havia energia elétrica no município, sendo fornecida eletricidade por meio de geradores. Além da Igreja, o cinema também era alimentado por gerador, havendo uma luminária em frente a este estabelecimento. 178 LIVRO TOMBO da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Op. cit. p. 13 verso. Percebemos também a importância do café para a comunidade, visto as doações se basearem em tal produto. Na p. 14 verso pode-se visualizar a composição da comissão responsável pela construção. Na p. 17 encontra-se um resumo da construção, discriminando materiais, preços e outros dados. Na p. 19, referente aos meses de julho a outubro de 1961, encontramos a nomeação de 19 procuradores nas diversas “Águas”, bairros e colônias rurais, para angariarem recursos para a quitação dos gastos com a construção. Em doze de novembro o resultado obtido foi a renda de mil sacas de café. 179 Idem. p. 15. Em seu depoimento o Sr. José Duarte relata que fez parte do grupo que trabalhou na construção da Igreja Matriz.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h as 11h30 e das 13h as 17h